Entre uma safra e outra, a demanda das fazendas de cria é sempre a mesma: Desmamar mais bezerros e mais pesados!
Isto porque o indicador de maior sucesso da atividade é a quantidade de quilos de bezerros desmamados por vaca exposta. Entretanto, antes de chegar a este momento, há longos meses de trabalho para assegurar a sobrevivência e o bom desenvolvimento dos bezerros. Tudo começa com os nascimentos dos bezerros! São nos primeiros meses de vida que ocorrem as maiores taxas de mortalidade e morbidade que, invariavelmente, resultam em grandes prejuízos aos pecuaristas e à cadeia produtiva da pecuária como um todo.
Mas, felizmente, grande parte desses problemas podem ser resolvidos por meio da adoção de boas práticas de bem-estar animal na criação e manejo dos bezerros de corte, que são de baixo custo e facilmente adaptáveis a realidade de qualquer fazenda. Além de reduzir as perdas produtivas, a promoção do bem-estar humano e animal fortalece a imagem da fazenda e consolida estratégias para o desenvolvimento sustentável da produção pecuária, desenvolvendo princípios éticos que norteiam os conceitos de uma saúde e um bem-estar.
Contamos com você!
Inspirar por meio dos bons exemplos, aumentando o número de histórias que valem a pena ser contadas pelas fazendas de cria brasileiras que levam em consideração o bem-estar dos animais, das pessoas e das relações com o ambiente em que vivem!
Para isso temos 4 pilares:
Os colaboradores e clientes especiais das empresas patrocinadoras bem como todas as pessoas que trabalham direta ou indiretamente com a atividade de cria.
As boas práticas de manejo e bem-estar animal, do nascimento à desmama, em duas fazendas referência brasileiras.
Serão 2 fazendas, acompanhadas presencialmente.
A implementação das boas práticas e avaliar o impacto tanto no resultado produtivo quanto econômico.
Serão 32 fazendas, acompanhadas remotamente.
A importância das boas práticas com ampla divulgação nas mídias digitais e tradicionais.
Doutor em psicobiologia e realizou seu pós-doutorado na Inglaterra. É professor na UNESP Jaboticabal. Membro do Comitê de Bem-estar Animal da Global Round Table for Sustainable Beef de 2020. Por quatro anos consecutivos foi indicado pela Revista Dinheiro Rural como uma das 100 pessoas mais influentes do agronegócio brasileiro em função de seu trabalho na promoção do bem-estar animal no Brasil, quebrou muitos paradigmas na pecuária nacional. Tem mais de 100 artigos publicados. Sócio fundador da BE.Animal.
Doutora em comportamento e bem-estar animal. Pecuarista há mais de 20 anos, conhece muito a pecuária nacional e tem muita experiência de campo. Desbravadora, assumiu a gestão de fazendas de cria recém-formada, em uma época que poucas mulheres assumiam cargos de liderança. É professora do curso de Medicina Veterinária na UFMT em Sinop e pesquisadora do grupo ETCO. Sócia fundadora da BE.Animal.
Doutora em comportamento e bem-estar animal. Realizou seu doutorado no Agri-food Canadá. Há mais de 10 anos desenvolve pesquisas no campo focada em boas práticas de manejo e bem-estar de bovinos de corte para empresas brasileiras. Foi consultora para o desenvolvimento de materiais didáticos para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Suas pesquisas ajudaram a modificar veículos e equipamentos utilizados na pecuária bem como a legislação nacional que regulamenta os veículos de transporte de animais. Sócia fundadora da BE.Animal.
“É através da informação dos dados que a gente consegue melhorar as nossas relações. Então se a gente pensa hoje que no Brasil tem mais bovinos do que pessoas e essa é uma das principais atividades na economia brasileira, eu entendo que essa relação precisa ser melhorada. E então quero trazer um dado de quando eu assumi a fazenda e eu tinha uma mortalidade de quase 14%, e hoje fechamos 2.3% na última safra. O trabalho da BE.Animal como um todo, incluindo o Projeto Cada Bezerro Importa é fundamental para evolução da cadeia como um todo, para melhorar os índices produtivos, a relação com os animais e essa mudança na cultura e na atitude.”
“O “Cada Bezerro Importa” desempenha um papel fundamental na indústria pecuária, pois enfatiza a importância dos bezerros como o sustento financeiro de uma fazenda de cria. Ao conscientizar os criadores, consultores, vaqueiros e pessoas envolvidas no processo, sobre a necessidade de investir na saúde, nutrição e manejo adequado desde o nascimento dos bezerros até a desmama, o aprendizado adquirido nos ajuda a garantir o bem-estar dos bezerros, que por consequência garante a produtividade e a rentabilidade a longo prazo do negócio. Aprendi sobre cuidados que devemos ter com as matrizes e bezerros, além da prevenção de doenças e estratégias de alimentação. O “Cada Bezerro Importa” visa maximizar a taxa de sobrevivência e o desenvolvimento saudável dos bezerros, resultando em animais saudáveis e de alta qualidade que sustentam o sucesso econômico da fazenda.”
“Sou uma pequena pecuarista de Esplanada Bahia, região de transição entre o agreste e o sertão baiano. Ao tomar conhecimento e, começar a implantação das boas práticas de manejo e bem estar animal, na Fazenda Coité, passei a alcançar melhores índices de prenhez, de nascimento e de desmama, com bezerros saudáveis e pesados…O respeito e amor aos animais nos leva a um crescente retorno econômico, melhoria constante dos índices zootécnicos, atingindo os menores percentuais de mortalidade possíveis além de diminuir/zerar os índices de acidentes envolvendo animais e/ou colaboradores, com o prêmio adicional de criar uma grande satisfação pessoal pelo fato de respeitar, amar e cuidar bem dos animais que dedicam a sua vida a nos alimentar e a promover a nossa sobrevivência enquanto produtores/empresas rurais….minha gratidão aos ensinamentos da BE.Animal e ao Projeto Cada Bezerro Importa!”
“O sistema de cria é o primeiro elo da cadeia na produção de proteína animal bovina. O primeiro resultado econômico para quem fica com suas vacas é o bezerro desmamado. Nossa equipe participou de todas as edições do Cada Bezerro Importa e a diferença foi de que antes eles sabiam fazer e agora eles “executam com conhecimento” desde os cuidados com a gestação das vacas passando pelo nascimento do bezerro até a desmama. Parabéns a equipe BE.Animal, vocês têm a capacidade de transmitir, inclusive online, com clareza e empatia os cuidados, manejos e atitudes que devemos ter e agir no período mais importante da cadeia da produção da carne. Muito obrigado!”